29 março 2011

Mas afinal..Há diferença entre Lésbica e Sapatão??



Quem nunca ouviu alguém chamar uma mulher homossexual  de:
Sapatão..Lésbica..Lady..Bofinho..Sapa..Tuxa..'Do babado' e por aih vai.. [??]
*Mas e aih?? Há alguma diferença entre esses termos?!?*


Geralmente varia muito os carinhosos ou nem 'apelidos' para as mulheres que amam outras mulheres, mudando o termo a cada região, culturas e estilos.


Por exemplo, no Sul eu ouvi muito os dialetos 
Sapa, Tuxa, Bofinho e Lady...
Jah no sudeste ouvi mais as expressões 
Sapatão, Lésbica, Bolacha..enfim..
assim como para as Bissexuais onde jah ouvi  serem chamadas de
Pirulito, Giletão [usado para ambos os sexos] ... e tbm contradizendo o antigo lema:


 " - Eu sou Espada pooww!!!" 

.. afinal, convenhamos, a espada tbm corta 
dos 2 lados!!




Eh muito comum chamar a garota que tem um estilo mais voltado para o 
masculino de Tuxa, Sapa, Sapatão, Bofinho, Dyke, Mulher Macho, Bicuda, etc...
E para as mulheres mais femininas de 
Lésbicas, Lady, Lés, 'Menininha', Lesbian Chick, entre outros..


Sabemos que as mais comuns faladas são Lésbicas e Sapatão!!
Mas afinal?? O que quer dizer esses termos e qual a diferença??


^Lésbica - Sapatão ^
(Imagem tirada do Filme Meninos não Choram)


O termo Lésbica eu jah tinha descoberto 'acidentalmente' durante uma pesquisa nos tempos de Faculdade, cujo o assunto do meu trabalho não tinha nadAV com homossexualidade! #não adianta msmo..essas coisas sempre nos perseguem!!ha-ha#


Vamos as nossas Pesquisas:


Lésbica: Na Grécia existe uma linda Ilha chamada Lesbo onde habitava uma poetisa chamada Safo [sec.VII a.C.]  que descrevia em seus poemas os romances entre as mulheres habitantes dessa Ilha, tornado-se assim, comum mulheres sentirem atrações por outras mulheres .. daí vem o termo
 'Lésbicas' = Habitantes da Ilha Lesbo.




Sapatão: Segundo o artigo da Revista 'Mundo Estranho':


" [...]"Sapatão", como já se pode imaginar, faz referência a pés grandes, uma característica masculina. Segundo o etimologista Reinaldo Pimenta, no livro Casa da Mãe Joana 2, o termo "surgiu na década de 1970, quando as mulheres com opção sexual alternativa tinham predileção por usar um tipo de calçado mais caracteristicamente masculino". Outro etimologista, Deonísio da Silva, autor de De Onde Vêm as Palavras, vai um pouquinho além: "Em casais de lésbicas, as mulheres que faziam as vezes de marido assimilaram o preconceito, fazendo questão de usar sapatos grandes. Já as que faziam as vezes da esposinha eram em geral menores, mais esbeltas e usavam sapatos menores. Logo, foram caricaturadas como sapatão e sapatinha"[...]"


***


Eu jah vi muitas garotas que se sentem ofendidas qdo são chamadas de sapatão pois acreditam que há total diferença no comportamento entre uma Lésbica e uma Sapa.. 
Mas será msmo??Tenho minhas dúvidas sobre isso! [/mentira]..


Vamos analisar:


Lésbica assiste filme de romance e chora a cada cena 'cuticutii'
Sapatão prefere filmes de guerra ou terror fuderoso e vibra com cada gota de sangue que salta na tela da TV;


Lésbica apreciam um bom vinho e chocolate branco..
Sapatão prefere qualquer tipo de álcool etílico e sendo feito de cacau tah ingerindo sem reclamar;


Lésbica escreve poesias e chora num término de namoro..
Sapatão se revolta... fala palavrão e sai na night ou zona conhecer outras garotas;


Lésbica entende de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Coelho, etc..
Sapatão entende de futebol e luta livre;


Lésbica pergunta: 'O senhor tem horas, por favor??'
Sapatão dialoga: 'Ohh véi..que hora eh aih??'


Lésbica eh delicada, tem medo de sapos, rãs e pererecas [anfíbios]..
Sapatão assusta suas parceiras ameaçando jogar nelas sapos, rãs e pererecas;


Lésbicas gostam de se maquiar, usar roupas que definem seu corpo..
Sapatão adoram roubar as roupas do irmão pra melhorar seu estilo;


Lésbicas ligam para mecânicos, encanadores, chaveiros, etc..qdo necessitam de ajuda..
Sapatão estufa o peito e sempre diz que não precisa chamar ninguém não pq ela entende de tudo isso e mais um pouco..com akela cara de 'eu sou foda' para impressionar sua gata;


Lésbicas ligam para namorada perguntando onde ela está e que horas chega para a janta..
Sapatão sempre "esquece" o celular dentro do carro qdo sai tomar uma gelada com a galera;


Lésbicas adoram comprar novos sapatos estilosos com salto fino e detalhes que demonstrem charme..
Sapatão não larga de seu Allstar velho por mais rasgado ou furado que esteja e considera que eh uma obrigação usa-lo sempre sujo;


***


E por aih vaih...inúmeras situações que diferenciam muito bem uma pessoa da outra... mas uma coisa eh certa: 
No nosso mundo colorido ateh 'os iguais' se atraem pelo oposto!!
#aff..deu pra entender, neh??#

By: J.



Veja também:

17 comentários:

Karen Izumi disse...

Moça... Adorei o blog. Conheci hj e já estou seguindo, dei muita risada e me identifiquei com várias coisas.

Bjos...

J. disse...

Fico super feliz em saber q tbm está curtindo o Peixinho Colorido°... XD

Seja bem vinda e fica a vontade pra fuçar e postar comentários!!

Bjux..

J.
Peixinho Colorido°

Gi disse...

J. Duas perguntas,dá onde você é do sul?... e como você se define lésbica ou sapatão?. adorei peixinho colorido.

J. disse...

Oii Gi..prazer tê-la em meu blog!!
Fico feliz!!! XD

*Eu nasci no Paraná..e morava em duas cidades vizinhas..divisa de SC com PR.. próximo a capital.. Atualmente moro no interior de SP!!
#Por enqto!!#

Eu vario tanto qto a Lua..hehe
Tem dias que me acordo muito fresca que ateh eu me irrito...
e tem dias q acordo toda muleque.. coloco meu boné..camisetão e jeans e saio toda alegre e sapatão! haha

Seja bem vinda moça.. fica a vontade para fazer comentários, perguntas ou sugestões!!!

Bjão..

J.
Peixinho Colorido°

Gi disse...

j. primeiramente gostaria de te agradecer por me responder,segundo gostaria de te dizer que estou, fascinada com o blog, achei o maximo o jeito que tu escreve, o teu romantismo da tua historia de amor, no qual estarei torcendo pra que seja eterna, o modo como tu abordas todos os temas e demais. aqui vai uma boa noite de uma nova fã.ps: também sou do sul, sou de floripa. bjos.

J. disse...

Uoolll Gi.
Valeu mesmo pelos comentários!!
Pessoas como vc que me empolgam e me inspiram de postar cada vez mais no Peixinho Colorido°!!
Espero sempre corresponder com suas expectativas em minhas futuras postagens!! XD

Estou muito feliz por ter mais vc em meu blog!!

Grande bjoo.. e mais uma vez..seja bem vinda!! ;D

Ahh..acredita q não conheço Floripa *aindaa*!!!

Bjus..


J.
Peixinho Colorido°

Lari Pancieri disse...

Eu sempre achei que a sapatão se vestia e agia como homem, enquanto a lésbica é aquela toda feminina e bonitinha, haha *-* Pelo visto supus certo, hm? :D
Achei muito engraçado teu post, ri muito.
Beeijo.

J. disse...

Pois eh isso mesmo minha cara Flanders... um ótimo resumo para o post todo!!!Supôs certo!! \o/ hehehe

Seja Bem Vinda ao Peixinho Colorido° e fico muito feliz por ter achado engraçado o post! =D

Fica sempre a vontade para espiar, comentar e/ou dar sugestões!!

Bjus moça!!

J.
Peixinho Colorido°

Anônimo disse...

adorei tbm bjuus

Anônimo disse...

Hahaaha...show...mas fiquei na duvida agora Ô.o ... hahahaha

Anônimo disse...

Ai isso eh tao eu e minha loirinha. Rsrs.......

Anônimo disse...

Adorei o blog mas não concordo muito não hehe, ou eu que sou estranha. Sendo assim não me considero lésbica nem sapatão... Depende do dia.
Vi muitas "lésbicas" -eu- que dispensam o salto alto e o vinho com chocolate branco hahaha.

J. disse...

Olá moça anônima!! hehe
Concordo plenamente com vc gilr!
Sei bem doq está falando, pois tbm sou "estranha" assim.. hehe
Neste post destaquei mais as grandes diferenças aos termos e não mencionei o 'meio termo', ou seja as femininas sem tantas frecurites e as masculinas com ar delicado... me considero assim, meio termo e confesso que são as que mais admiro!!
Fico feliz por ter gostado do Blog e fica sempre a vontade pra comentar e recomendar, o Peixinho Colorido° é nosso!! :D

Bjaooo
J.
Peixinho Colorido°

Anônimo disse...

J. sou a anonima ali de cima haha, queria te conhecer.. Tem face ? ><

Anônimo disse...

Beijei uma garota mas n gostei muito,, foi só curiosidade. Será q sou lésbica?

J. disse...

Olá Anônima...
Se eu te contar q meu primeiro beijo também não gostei muito não.. Mas era porque não rolou aquela química entre eu e a garota...Agora, quando dei o primeiro beijo na minha primeira namorada, foi fantástico!! Como se tudo em volta acontecesse em câmera lenta! Depois desse dia me encontrei e me descobri..decidi que é ficar com mulher mesmo que eu curto! Quem sabe se um dia vc beijar alguém que role aquela química especial, vc também se encontra?!
Bjs

J.
Peixinho Colorido°

Anônimo disse...

eu gostei do seu blogger, mas eu digo por minha experiencia que nem todas sapatas gosta de filmes deste genero, muitas só gostam de serem um pouco mais brutas, por conta de seu caracter ser forte, assim como existe mulheres heteros com genero forte existe sapatas também, mas nem por isso elas gostam em geral filme de ação terror ou essas coisas, já namorei com uma sapata, na qual odiava esses filmes, e amava filmes de romance e comédia e sempre chorava em um filme triste de romance como titanic